10 de abr. de 2011

Envio de e-mail com Symfony em desenvolvimento

Se você já precisou testar envios de e-mail com o Symfony, já deve ter esbarrado com as configurações do mailer no factories.yml, por padrão, a entrega de e-mails no ambiente dev é desabilitada, uma dica interessante, é usar a estratégia de entrega para somente um e-mail, assim, independente de qual endereço estiver recebendo o e-mail, sempre será entregue para o endereço configurado no factories.yml, conforme exemplo abaixo:

dev:
mailer:
param:
delivery_strategy: single_address
delivery_address: 'meu.email@meu.host.com'

"Descobri" esse single_address navegando aqui.

3 de fev. de 2011

Singleton extensível

Dica rápida, se você pretende implementar um singleton para ser extendido, conforme o normalmente utilizado:


abstract class App_Model_Abstract {

protected static $_instance = null;

protected function __construct() {

}

public static function getInstance() {
if (self::$_instance === null) {
self::$_instance = new self();
}
return self::$_instance;
}

final private function __clone() {

}
}


você terá problemas, pois ao tentar recuperar uma instância das classes filhas:


ClasseFilha::getInstance();


você estará na verdade recuperando uma instância da classe pai, tirando o fato dela ser abstrata. Para que funcione conforme esperado precisariamos fazer:


abstract class App_Model_Abstract {

protected function __construct() {

}

final public static function getInstance() {
static $aoInstance = array();

$calledClassName = get_called_class();

if (!isset($aoInstance[$calledClassName])) {
$aoInstance[$calledClassName] = new $calledClassName();
}

return $aoInstance[$calledClassName];
}

final private function __clone() {

}
}



Fica a dica!

22 de set. de 2009

Poster de Zend Framework da MayFlower

Esses dias (ok, faz um tempinho hehe) recebi meu poster de Zend Framework que encomendei gratuitamente no site da MayFlower, e como eles solicitam, nada mais justo, coloco aqui meus agradecimentos e a foto com o poster recebido.

Obrigado MayFlower.
Thanks MayFlower! :D

11 de jul. de 2009

Zend_Form: Como renderizar individualmente label e elemento / campo.

[post_rapido]
Esses dias precisei de um layout de form mais elaborado, e pra não perder as funcionalidades do Zend_Form, pesquisei sobre formas de renderizar um label e um elemento/campo individualmente.
Segue a dica:

[code]
// Renderiza o label do elemento "meuCampo"
echo $form->meuCampo->renderLabel()
// Renderiza o input do elemento "meuCampo"
echo $form->CAMPO->renderViewHelper()
[/code]
[/post_rapido]


Malz ai que o Blogger não tem code highlight! :D

3 de abr. de 2009

Net Negative Producing Programmer

Muito bom esse post do Akita, recomendo a leitura a programadores e coordenadores/gerentes.

1 de abr. de 2009

Sixth Sense - Tecnologia que pode mudar a maneira como nós vemos o mundo para sempre

Sempre me surpreende a capacidade humana de inovação e criação tecnológica entre outras, veja aqui umas das últimas incríveis novidades.

21 de jan. de 2009

Últimos links da comunidade Zend Framework

Recentemente temos vistos vários posts interessantes sobre como deixar os models mais interessantes, continuando na prática de "thin controller, fat model".
Vejam alguns links abaixo.

http://weierophinney.net/matthew/archives/202-Model-Infrastructure.html
http://weierophinney.net/matthew/archives/201-Applying-ACLs-to-Models.html
http://weierophinney.net/matthew/archives/200-Using-Zend_Form-in-Your-Models.html
http://weierophinney.net/matthew/archives/198-Autocompletion-with-Zend-Framework-and-Dojo.html

http://akrabat.com/2008/12/13/on-models-in-a-zend-framework-application/


Segue também esse ótimo trabalho do Pádraic Brady, um livro online grátis sobre Zend Framework, um ótimo guia para quem está começando e quem é veterano no Zend Framework, com ótimas dicas. Está sendo produzido aos poucos, e já está no capítulo 4, este também sobre models :D.
http://survivethedeepend.com/

Boa leitura.

10 de dez. de 2008

Alterando o idioma do Eclipse do Fedora 10 (Eclipse Ganymede)

Recentemente, atualizei o Fedora da minha máquina do trabalho, usava o Fedora 8 e formatei para uma instalação do Fedora 10, dessa vez resolvi usar o Eclipse que vem com a distribuição, e usar meus plugins (Eclipse PDT, Aptana etc).

Mas notei uma coisa que me chateou, ele veio traduzido pra português :D
Para alguns isso pode ser interessante, pra mim não, quem está acostumado com palavras como "Commit" e vê uma tradução para "Consolidar", se perde, ou no mínimo acha estranho hehe.

Bem, fuçei um pouco, e para não desistir de usar o Eclipse da distribuição, corri atrás.
E descobri que apagando/renomeando as pastas abaixo, o Eclipse fica no idioma "normal", inglês.
/usr/share/eclipse/dropins/babel-pt/
/usr/share/eclipse/dropins/babel-pt_BR/

Fica ai a dica!