27 de abr de 2007

PHP será o novo Java?

Bem, aproveitando que atualmente tenho trabalhado bastante com PHP, resolvi falar sobre uma coisa que tenho observado nas listas, fóruns, enfim, na comunidade PHP em geral.
Devido a alta conversão de padrões, códigos, bibliotecas e outros artefatos de desenvolvimento Java para PHP (Selene, OO, etc), e o surgimento de novos frameworks para esta linguagem, eu fiquei pensando... será que não acontecerá com o PHP o mesmo que já acontece com o Java?
Me refiro ao seguinte, pra um programador entrar no mercado de PHP agora, ele conseguirá uma vaga de trabalho sabendo apenas PHP básico? :D
Sei que o que vem a seguir não é novidade, mas está cada vez mais presente e frequente no mercado. Já vejo vagas de PHP exigindo alguns requisitos como: Orientação a Objetos, padrões de projeto, conhecimento sobre frameworks e/ou bibliotecas entre outros.
Quanto a conhecimento de PHP não questiono sobre as vagas exigirem isso, mas conhecimentos sobre ferramentas específicas como Joomla/Mambo, Frameworks MVC, Smarty, etc.

Minha paixão é java, mas demorei bastante para conseguir entrar no mercado de programadores java hehe, apesar de infelizmente não estar como desejo. Lembro o quão difícil entrar no mercado java, os conhecimentos exigidos não são poucos, e o nível nem se fala, assim como o tempo de experiência.

Tudo bem, sei que as empresas querem profissionais que "andem com as próprias pernas", mas pô, cadê as empresas que apostam nos iniciantes/intermediários, onde empregando um deles, possam fazer florescer (kind of gay hehe) um ótimo profissional, crescendo cada vez mais e fazendo a empresa em que trabalha crescer e sempre se renovar no mercado.

Não sei se fui claro (as vezes tenho dificuldades em "arrumar os argumentos" hehehe), mas será que o PHP será o novo Java para os programadores iniciantes?

Quem sabe...

3 comentários:

Bruno Sayto disse...

Infelismente PHP ainda é visto como uma linguagem de 'criança', ou do velho 'sobrinho' (é, aquele mesmo que faz o site WEBSITE por miseros 150 reais) mas esse é uma irrealidade que aos poucos desaparece. Com o crescimento do PHP e a aderencia a novas pespectivas (OO, Padrões, Frameworks, Certificação) e o investimento da Zend na linguagem estão tornando-a uma linguagem mais séria.

Não é a toa que hoje a maioria dos comparativos entre linguagens abordam 3 das linguagens mais usadas - Ruby, java e PHP!!!!

PHP é uma linguagem poderosa e de facil manuseio, mas da forma como ainda não há empresas investindo o suficiente tanto na linguagem como nos desenvolvedores da mesma ainda não há profissionais capacitados o suficiente para isso, principalmente no nosso mercado regional. Um bom exemplo é este post - http://www.litfuel.net/plush/?postid=166 - em que o cara diz que em suas entrevistas busca desenvolvedores que cheguem ao menos perto deste perfil mas 98% dos entrevistados não chegam nem a metade dos requisitos. Isso nos EUA, imagine aqui, no Ceará!

Marcio Henrique disse...

Eu adoro PHP comecei usando ASP dai tive vários problemas limitações. Foi quando resolvi aprender php consegui resolver ver a minha necessidade e ainda ganhei com isso, pois vendi para algumas pessoas uma aplicação multi-usuario para criação de blog. Vejo hoje o php como uma linguagem de grande futuro, ja que existem algumas empresas investindo em aplicações web. Claro que a escolha por uma determinada linguagem depende da necessidade mas hoje um dos primeiros focos quando se fala em desenvolvimento web e php. Cada linguagem tem seu potencial e conseguem atingir um mesmo resultado percorrendo caminhos diferentes.

Algum de vcs já usaram ou tiveram alguma experiência com dotProject no desenvolvimento de aplicações usando como base dotProject?

Marcio Henrique
ww3w3@hotmail.com

Arian Maykon (Dead_Thinker) disse...

Olá Márcio, também vim do mundo ASP pro PHP, é muito melhor, me perdoem os ASPeiros heheh.

Quanto ao dotProject, só fiz alguns testes, mas não cheguei a adotar como ferramenta de trabalho "oficial", mas parece muito bom.