10 de jun. de 2015

20 anos de PHP

E ai pessoal? Sei que o blog está praticamente abandonado, mas não quis deixar de postar algo sobre os 20 anos da linguagem de programação que me deu tantas oportunidades, conhecimentos, entre outros.

Comecei a trabalhar com desenvolvimento web em 2005, em Fortaleza no Ceará, quando um colega de faculdade me deu uma oportunidade de estágio na empresa onde tinha uma sociedade, foi um ótimo período de aprendizado e amizades, trabalhei nesta empresa com ASP 3.0, VBScript e Microsoft SQL Server 2000 (se não me engano), após isso passei um curto período em outra empresa, trabalhando com Java (web), realizei manutenção em um sistema com Struts, Hibernate e outras libs Java, se não me falha a memóri, foi nesta empresa que começou meu contato com PHP, entre estudos e projetos pessoais comecei a aprender, e também nos testes de alguns frameworks (Zend, CakePHP, ScriptCase - se podemos chamar de framework, e outros que não me recordo) para análise e adoção de um deles para uso na empresa, e criação das bases dos sistemas que viríamos a produzir.

Minha terceira empresa, tive contato com alguns sistemas em Java, mas foi onde utilizei de forma mais intensa o PHP, pois foi onde utilizei a fundo bibliotecas e frameworks PHP, chegando a implementar o framework base da empresa para sistemas produzidos pela mesma. Lembro que adotamos o Zend Framework 0.9.* beta como base desse nosso framework, utilizando em sua maioria Oracle como SGBD, alguns sistemas utilizavam Microsoft SQL Server 2000 ou MySQL, e uso pesado de interfaces ricas, usando componentes como os do ExtJS. Foi uma ótima experiência de alguns anos, e vários sistemas de sucesso produzidos, assim como um aprendizado constante.

Foi nessa época que começou a nascer a comunidade PHP cearense, batizada na época de CEPUG (Ceará PHP Users Group - na linha do CEJUG pra Java), cheguei a participar de praticamente todos os primeiros encontros, fortalecendo o networking, aprendendo e ensinando bastante coisa legal, cheguei a palestrar em uma das ocasiões, uma experiência bem bacana. Apesar de tudo e da empolgação, a comunidade por lá pelo menos, não foi muito forte, nem unida o suficiente, e entre altos e baixos, tem se mantido até hoje como dá.

A quarta empresa que trabalhei, já foi uma que sempre tive vontade de trabalhar, desde a época da faculdade, empresa de renome, e conhecida pelas ótimas práticas e projetos, lá cheguei a produzir inúmeros sistemas em PHP, utilizando Symfony 1.2.x, ExtJS, Oracle, PostgreSQL entre outros SGBDs, bibliotecas e linguagens (trabalhei um pouco com Java e C# também), foi uma das melhores empresas que trabalhei, conheci ótimas pessoas, aprendi muito mais sobre projetos, processos, CMMI e diversos outros assuntos.

A quinta e atual empresa da minha carreira, continuo trabalhando com PHP, mas agora em outro estado, São Paulo (capital), nesta empresa tive contato com o lançamento de diversos sites, negócios/ventures de naturezas diferentes, e diferente das experiências anteriores, foi um contato com sistemas/sites de uso público, e-commerces, marketplaces entre outros. Foi uma experiência totalmente diferente do que havia tido contato, pude aprender vários coisas novas, desde frameworks novos, bibliotecas, engines de armazenamento, comunicação, ferramentas/serviços de infraestrutura entre várias coisas, tantas que nem sei por onde começar.

De certa forma, sinto que sai um pouco do foco do post, mas a intenção era falar um pouco de tudo que fui exposto ao trabalhar com desenvolvimento web e PHP, e tentar expor um pouco de todas as oportunidades e crescimento que esta linguagem e comunidade tem me proporcionado. Sei que não é das melhores linguagens de programação, mas enfim, nada é perfeito. O que interessa é que ela resolve e bem os problemas que encontrei no caminho.


E você, o que tem a dizer sobre PHP? :)