27 de abr de 2007

PHP será o novo Java?

Bem, aproveitando que atualmente tenho trabalhado bastante com PHP, resolvi falar sobre uma coisa que tenho observado nas listas, fóruns, enfim, na comunidade PHP em geral.
Devido a alta conversão de padrões, códigos, bibliotecas e outros artefatos de desenvolvimento Java para PHP (Selene, OO, etc), e o surgimento de novos frameworks para esta linguagem, eu fiquei pensando... será que não acontecerá com o PHP o mesmo que já acontece com o Java?
Me refiro ao seguinte, pra um programador entrar no mercado de PHP agora, ele conseguirá uma vaga de trabalho sabendo apenas PHP básico? :D
Sei que o que vem a seguir não é novidade, mas está cada vez mais presente e frequente no mercado. Já vejo vagas de PHP exigindo alguns requisitos como: Orientação a Objetos, padrões de projeto, conhecimento sobre frameworks e/ou bibliotecas entre outros.
Quanto a conhecimento de PHP não questiono sobre as vagas exigirem isso, mas conhecimentos sobre ferramentas específicas como Joomla/Mambo, Frameworks MVC, Smarty, etc.

Minha paixão é java, mas demorei bastante para conseguir entrar no mercado de programadores java hehe, apesar de infelizmente não estar como desejo. Lembro o quão difícil entrar no mercado java, os conhecimentos exigidos não são poucos, e o nível nem se fala, assim como o tempo de experiência.

Tudo bem, sei que as empresas querem profissionais que "andem com as próprias pernas", mas pô, cadê as empresas que apostam nos iniciantes/intermediários, onde empregando um deles, possam fazer florescer (kind of gay hehe) um ótimo profissional, crescendo cada vez mais e fazendo a empresa em que trabalha crescer e sempre se renovar no mercado.

Não sei se fui claro (as vezes tenho dificuldades em "arrumar os argumentos" hehehe), mas será que o PHP será o novo Java para os programadores iniciantes?

Quem sabe...

24 de abr de 2007

Nada pessoal...

Opa galera, longos tempos sem blogar :D
Muito ocupado, dando manutenção nums sistemas, produzindo outros, ministrei um treinamento ai e queimei pestana elaborando o material hehe.

Vou tentar sair um pouco do pessoal e postar mais sobre o profissional, algo sobre PHP/Java, desenvolvimento em geral, talvez seja um pouco repetitivo visto que já há bastante material na net, mas quero falar porra hehehhe!
Flws